Projetos

PROJETO AMBIENTE DE PAZ

Teve entre os anos de 2016 e 2019 o apoio financeiro do Instituto Credit Suisse. Iniciando em 2020 com o apoio da Prefeitura Municipal de SP.

O Projeto Ambiente de Paz – PAP é uma ação preventiva e de assistência especializada em Saúde Mental e Violência Escolar, realizado pelo PROVE em escolas da Zona Sul de São Paulo, desde 2015. O PAP é uma ação de baixo custo já implementado em três escolas na Região do Capão Redondo, onde professores e alunos das escolas beneficiadas foram impactados direta ou indiretamente resultando em redução da violência escolar.

O trabalho do PROVE na região de Campo Limpo/Capão Redondo existe desde 2008 quando foi realizado um mapeamento de crianças trabalhadoras de rua e moradoras da região. Desde então, existe uma parceria entre ONGs da região e o nosso serviço para a promoção de saúde e prevenção de violência. Atualmente nossa parceria é com o Projeto Sonhar, isto inclui atendimentos psicológicos e psiquiátricos de problemas de Saúde Mental decorrentes da violência e capacitação dos profissionais que atendem diretamente os casos.

Frente a realidade das escolas brasileiras, onde tanto alunos quanto professores sofrem com violência regularmente e da expertise do PROVE nesta temática; o PAP se mostra como uma solução preventiva e de assistência especializada por ser uma intervenção escolar estruturada, de baixo custo, fácil aplicabilidade e alto impacto. Em avaliação realizada: 100% dos professores participantes do projeto em 2018 afirmaram que o mesmo mudou a sua compreensão sobre violência na escola; 92% disseram que os conceitos em Saúde Mental os ajudaram a identificar alunos que precisam de atendimento especializado em Saúde Mental; 84% se sentiram mais aptos a intervir em situações conflituosas; e 84% notaram melhora no ambiente da sala de aula.

O PAP é composto por uma equipe multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras e agente de saúde. Ele age em dois âmbitos diferentes de forma simultânea:

  • Preventivo: através de uma capacitação profissional dos professores realizada por psicólogos especializados e eventos escolares com os alunos firmando um compromisso pela paz e promovendo debates sobre a temática;
  • Assistência especializada: atendimento psiquiátrico e psicológico fornecido a alunos, professores e funcionários da escola que já estão adoecidos; acompanhamento das famílias dos alunos em atendimento através de visitas domiciliares realizado por agente de saúde.