Psicoterapia

 

A psicoterapia é um dos recursos necessários para que o paciente com intenso sofrimento emocional possa compreender e restaurar sua capacidade de lidar com emoções intensas, elaborar e inscrever a experiência vivenciada dentro de sua autobiografia, reorganizar o seu funcionamento mental e retomar o processo de sua vida de forma mais saudável.

 

A utilização de intervenções breves é indicada, pois os bons resultados se devem à modificação das resistências provocadas pelo trauma, possibilitando a construção e reconstrução de novos lugares psíquicos na elaboração da vivência em sua história de vida.

 

Há vários tratamentos psicoterápicos para as pessoas com transtornos psicológicos. Todos compartilham os mesmos objetivos de melhora do funcionamento psicossocial e a remissão dos sintomas, assim como seguem a premissa fundamental para o sucesso de qualquer psicoterapia, que é o estabelecimento de uma aliança terapêutica com o paciente que possibilite um compromisso dele com o tratamento, seguido do engajamento familiar, quando necessário.