Depressão Materna
A depressão materna é altamente prevalente e pode interferir nos vínculos estabelecidos entre mães e filhos, além de ser fator de risco para desenvolvimento de problemas de saúde mental na infância. Estudo com mães deprimidas buscou avaliar o impacto de uma intervenção psicossocial para depressão materna, realizadas por agentes comunitárias de saúde na atenção primária, na saúde mental dos filhos com problemas comportamentais/emocionais.
Foi encontrada uma diminuição global dos sintomas depressivos maternos desde a linha de base até ao seguimento de 6 meses após a intervenção, e a melhora materna foi associada com melhores resultados relacionados com os sintomas comportamentais/emocionais nos filhos. Esses resultados sugerem que intervenções que abordem a depressão materna nos cuidados primários é uma estratégia viável para prevenir problemas de saúde mental na próxima geração.
Link para ter acesso ao artigo completo: https://www.bjp.org.br/details/2264/en-US/the-positive-impact-of-maternal-depression-intervention-on-children-s-emotional-and-behavioral-symptoms-in-a-low-resource-setting