Atendimento

Atendimento

A assistência refere-se ao atendimento a pessoas, de todas as idades, que estão passando ou passaram por situações de violência social, urbana ou doméstica, por meio de abordagens cientificamente aprovadas e adaptadas a realidade brasileira. Em um primeiro momento, o paciente entra em contato por email institucional e receberá um contato de uma enfermeira especializada. Uma pré-triagem por telefone avalia se nosso ambulatório pode auxiliar a pessoa que procura atendimento.
Será agendada uma consulta de confirmação diagnóstica com um médico residente do 3º ano, supervisionado pelos preceptores do PROVE. Cada caso é discutido pela equipe composta por enfermeira, psicólogas e psiquiatras e o tratamento é individualizado dentro das necessidades e capacidades do programa.
O tratamento é tanto com medicações quanto com psicoterapia. O acompanhamento tem em geral uma duração entre 6 e 12 meses, podendo se estender até os 24 meses.

Acolhimento e Triagem

Triagem agendada apenas por e-mail em provepsico@gmail.com, solicitar ser atendido pelo PROVE na marcação. Após uma primeira avaliação o paciente pode ser encaminhado ou incluído no atendimento dependendo de seu quadro clínico.

Psicoeducação

É feita no momento inicial do tratamento e tem como objetivo a compreensão pela pessoa traumatizada de que sua perturbação psíquica e seu sofrimento fazem parte de uma síndrome coerente, que os sintomas têm um nome específico e outras pessoas sofreram/sofrem de maneira semelhante após a exposição a uma situação violenta e impactante. Esta compreensão é extremamente benéfica podendo gerar uma profunda sensação de alívio. A confiança e a credibilidade no profissional que acolhe e compreende o indivíduo traumatizado é apontada como um fator de alta adesão ao tratamento proposto e consequente recuperação breve.

Psicoterapia

A psicoterapia é um dos recursos necessários para que o paciente com intenso sofrimento emocional possa compreender e restaurar sua capacidade de lidar com emoções intensas, elaborar e inscrever a experiência vivenciada dentro de sua autobiografia, reorganizar o seu funcionamento mental e retomar o processo de sua vida de forma mais saudável. A utilização de intervenções breves é indicada, pois os bons resultados se devem à modificação das resistências provocadas pelo trauma, possibilitando a construção e reconstrução de novos lugares psíquicos na elaboração da vivência em sua história de vida. Há vários tratamentos psicoterápicos para as pessoas com transtornos psicológicos. Todos compartilham os mesmos objetivos de melhora do funcionamento psicossocial e a remissão dos sintomas, assim como seguem a premissa fundamental para o sucesso de qualquer psicoterapia, que é o estabelecimento de uma aliança terapêutica com o paciente que possibilite um compromisso dele com o tratamento, seguido do engajamento familiar, quando necessário.

Farmacoterapia

A Farmacoterapia refere-se ao tratamento de pacientes com medicamentos ou fármacos. Diferentes classes de agentes farmacológicos podem ser utilizadas de acordo com o diagnóstico, os sintomas e perfil individual de cada paciente.