ESTUPRO COMO ARMA DE GUERRA

By 28 de junho de 2023 TEPT

ESTUPRO COMO ARMA DE GUERRA

Por Dr. Breno Linard (Foto e Texto)

“Poder ver e ouvir de perto um pouco da corajosa jornada de Nadia Murad foi sem dúvida uma experiência transformadora. Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2018 como forma de reconhecimento pela incansável luta contra a violência sexual em que trouxe à tona uma realidade dolorosa e muitas vezes silenciada.

Nadia é uma Iraquiana pertencente a minoria Yazidi que foi vítima das mais terríveis atrocidades praticadas pelo Estado Islamico durante os 03 meses em que permaneceu sequestrada no ano de 2014 e que hoje coordena mais de 100 projetos em benefício do seu povo e outras comunidades vítimas da mesma violência.

Durante o encontro, não apenas mostrou a face terrível dessa barbárie, como também nos ensinou sobre a resiliência humana. Sua determinação em buscar justiça e paz, mesmo diante de tanta adversidade é uma lição de força e esperança.

Como residente de Psiquiatria, entendi ainda mais a importância do suporte emocional e tratamento especializado que fornecemos através do PROVE às vítimas dos mais diversos traumas a se recuperarem e reconstruírem suas vidas com dignidade.”