Reunião Clínica – Análise da série Bebê Rena
Foi apresentado na quinta feira passada, dia 23/05, um caso clínico diferente pelos psicólogos da equipe de Psicologia Adultos do PROVE. A série Bebê Rena foi analisada pela perspectiva da clínica do trauma e abordada como um caso do ambulatório, trazendo conteúdo teórico e mergulhando em aspectos complexos do personagem central.
A série acompanha Donny, um comediante que passa a ser perseguido por uma stalker após oferecer a ela uma xícara de chá no bar em que trabalha. Nasce, então, uma relação complexa entre os dois de abuso, sedução, desespero e identificação, em que quebra a lógica das categorias vítima/ agressor, promovendo uma profunda reflexão sobre trauma e seus impactos psicológicos na vida das pessoas. A série oferece um retrato brutal e profundo do personagem central, personagem esse que nada mais é do que a história real do ator e roteirista da série, Richard Gadd.
Os psicólogos abordaram diversas teorias como Somatic Experiencing, Psicanálise e Psicologia Analítica, além de um olhar sobre gênero e masculinidade que ajudaram a compreender alguns fenômenos da narrativa. Ao final da apresentação criou-se um caloroso e interessante debate ao redor dos conteúdos e de como esta história tão complexa e sensível reverberou dentro de nós como profissionais da saúde e como espectadores.