Entrevista com a Prof Dra Andrea A. Feijó de Mello do Prove Unifesp (11/11/2020)
Entrevista com a Prof Dra Andrea A. Feijó de Mello do Prove Unifesp. Entrevista ministrada no Telessaúde São Paulo http://www.telessaude.unifesp.br
Pesquisas indicam que, apenas em 2018, foram registrados no Brasil 66 mil casos de violência sexual contra mulheres, ou seja, 180 casos por dia. Um estudo conjunto da Unifesp e da UFRJ concluiu que metade das vitimas desenvolveram Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), distúrbio caracterizado pela dificuldade em se recuperar de um episódio extremamente negativo vivenciado.
Segundo estudos, cerca de 80% da população já passou por algum tipo de evento traumático ao longo da vida. Entretanto, apenas uma pequena parcela das pessoas expostas a este tipo de eventos responde de maneira desfavorável e desenvolve sintomas significativos.
Caracterizado por alterações neurofisiológicas e mentais desencadeadas pela lembrança e revivescência de um momento traumático, o transtorno de estresse pós-traumático é discutido pelo Dr. Marcelo Feijó de Mello, professor adjunto do departamento de psiquiatria da EPM/Unifesp e Coordenador do Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência (PROVE).