Violência gera violência
Por Andrea Feijó de Mello
A reação de extrema violência perpetrada por Roberto Jefferson contra policiais federais é um exemplo claro de como violência gera violência.
Infelizmente estas eleições presidenciais têm sido pautadas por debates entre os candidatos que são desrespeitosos, agressivos, com ataques pessoais e rispidez.
A sociedade fica exposta a uma serie de “espetáculos“ noticiados veementemente, mostrando as cenas repetidas vezes, o que gera reações de ódio crescentes.
Estudiosos da violência sabem que isto é um ciclo, quanto mais alimentado, maiores as reações, que influenciam o comportamento social. Muito se fala de famílias com laços rompidos devido as discussões políticas influenciadas por este modo agressivo de argumentação.
Também é sabido que a violência interpessoal é um dos maiores fatores desencadeantes de doença mental, aqui particularmente o TEPT. Situações pelas quais passaram os policiais federais atacados por granadas e fuzil podem gerar traumas graves. Devemos pensar qual a sociedade na qual queremos ver nossos filhos crescerem, será que esta violência armada faz sentido?